Festa tradicional católica envolve comunidades e promove os encontros de pessoas
O Corpus Christi é um dos 10 feriados nacionais brasileiros. A comemoração tem como marca registrada a confecção de tapetes pelas ruas onde passa o Corpo de Cristo - que é o motivo do feriado de guarda na Igreja Católica. A data não é fixa,mas acontece sempre 60 dias após o domingo de Páscoa.
Em outras cidades do país, a reunião de grupos para montar os lindos tapetes com temas ligados à Igreja também acontece. Tanto em grandes metrópoles como em cidades pequenas como a nossa.
Mas, o legal deste feriado, é observar o entrosamento de pessoas de diversos bairros num objetivo único. Caminhando para fazer os registros para esta postagem, foi possível escutar o entusiasmo que tomava conta de cada grupo, querendo fazer o melhor no trecho que lhe cabia. O caminho que os tapetes são montados é desde a Praça, no início da Avenida Rio Branco, até chegar à Catedral, e foi dividido em pedaços. Cada grupo tinha a responsabilidade de alguns metros deste trajeto.
O feriado ensolarado chamou todos para participarem. A missa teve início as 15h e logo após a procissão com o Corpo de Cristo até a Catedral. Independente da religião, a fé é digna de admiração e respeito.
E num dia de caminhada pela procissão, a gente encontra muitos amigos e conhecidos aqui e ali, como é de costume no interior. E em Caçador não poderia ser diferente. Porque é "louco de bom" morar aqui e participar desses costumes e tradições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário